quinta-feira, 31 de maio de 2012

Taare Zameen Par


Oi pessoal!

Não sei se vocês lembram, mas em um dos posts do especial SRKAJOL (que todo mundo leu o texto, não corria direto pra historinha), comentei que era dura na queda, que não chorava fácil em filmes. O único foi “Sempre ao seu lado” (esqueci de citar “Irmão Sol, Irmã Lua”, choro sempre que vejo). Pois bem, agora coloco outro filme nesta pequena lista lacrimejante: Taare Zameen Par. Seguindo a dica do pessoal do “Quero cinema indiano no Brasil!” lá do Orkut, baixei este filme e Fanaa, para conhecer o Aamir Khan, o único dos poderosos Khans a quem eu não tinha sido apresentada (os outros são Salman Khan e o nosso divo máximo Shahrukh). O resultado? Muitas lágrimas e a certeza de que este é um dos filmes mais emocionantes que vi na vida.


Sente a sinopse:

“Ishaan Awasthi é uma criança de oito anos diferente das outras. Sonhadora, distraída, com momentos de raiva, enorme talento artístico e com desempenho escolar terrível. Para os pais e professores, Ishaan é um moleque preguiçoso e burro. Vendo que o filho seria reprovado no final do ano, seu pai tem a “brilhante” ideia de jogá-lo num colégio interno, o separando da mãe e do irmão. Ishaan fica deprimido e até deixa de pintar. Mas a salvação chega na forma de um professor de arte substituto, Ram Shankar Nikumbh, que descobre que o problema de Ishaan tinha nome: dislexia.”

 É Kajolita, tipo assim mesmo que a gente fica durante e depois da sessão...

No cinema nós temos vários gêneros: comédia, drama, romance, terror, ação e coisa e tal. Mas dentro desses gêneros existem aqueles como filme de tribunal, filme de alienígena, filme de vampiro, de zumbi e um dos meus favoritos: filme de professor. Você já deve ter visto algum, a fórmula sempre funciona. Uma escola ou um grupo de alunos perdidos são auxiliados por um professor com uma didática diferente. Ele compreende seus alunos, a vida, desafia autoridades e no fim todos se tornam pessoas melhores. De cabeça posso citar “Ao mestre com carinho”, “Treino para a vida” (adoro), “Mentes Perigosas”, “Escola de Rock”, “A história de Ron Clark”, “Vem Dançar”. Todos, variando em qualidade, tinham em comum a sensação de que não precisamos ir ao cinema para ver os super-heróis. Eles estão nas salas de aula todos os dias. Por mais fantasiosos que possam ser esses filmes, na vida real não é ficção ter sua vida modificada por um professor.

Alô criançada, o profy chegou! Trazendo alegria pra você e o vovô!

Como fã desse estilo de filme, TZP for um tiro certeiro no meu coração. O filme, lançado em 2007, constrói o calvário de Ishaan sem piedade, com músicas tocantes e cenas de te deixar arrasado. Quando o professor vivido por Aamir Khan entra em cena, a sensação é a mesma que receber um copo d’água no deserto: alívio absoluto e a certeza que a coisa vai melhorar. Diferente dos outros filmes citados, o protagonista não é o mestre, mas o aprendiz. Não são os tormentos do professor e sua luta pela educação que acompanhamos, mas todos os desafios que uma criança com dificuldades de aprendizado e totalmente desamparada tem que passar. Isso foi um grande diferencial do filme.

 Ishaan é uma criança cheia de necessidades: atenção, carinho, apoio, dentista...

Ishaan é vivido pelo ator Darsheel Safary, que simplesmente arrasa. O comum é ver atores mirins ensaiados demais, quase falsos, com os sentimentos pouco convincentes. Mas Darsheel é perfeito como um menininho assustado, que pede socorro em silêncio. Lembro que quando li uma crítica do filme “Meu Vizinho Totoro” do Hayao Miyazaki, disseram que ninguém tinha retratado tão bem crianças em uma animação. Senti a mesma coisa aqui, poucas vezes vi uma criança tão real. O roteiro, a direção e o ator criaram um personagem muito humano, em todos os aspectos. Uma criança de verdade. Isso é muito mais complicado do que parece e torna todo o sofrimento e alegria do menino ainda mais forte e tocante. 
 Nikumbh ainda tem que aturar pai mala e sem educação. Professor sofre!

Eu fui conhecer o Aamir Khan primeiro no filme Fanaa (com a diva absoluta do blog, Kajol) e gostei bastante dele. Além de atuar, Aamir dirige o filme. A sensação que temos é que ou ele conhece profundamente as crianças ou tem memórias muito vivas da sua infância. Um exemplo é a prova de matemática de Ishaan e como o raciocínio dele viaja na maionese! XD Como ator, Aamir já tinha me provado ser ótimo e em TZP ele está ainda melhor.

 "Calma, Ishaan! Te prometo que para a escola do Carrossel você não vai!"

O blog recomenda que você assista a esse filme. Não posso dizer que TZP fez uma diferença tão escalafobética em mim quanto Veer-Zaara, mas com certeza me senti diferente ao terminar a sessão. Fiquei alguns minutos ainda aos prantos depois que o filme acabou. Ele é muito tocante, muito sensível e fiquei feliz de saber que não tenho um coração de gelo. Mas acima de todo o choro, está a felicidade, o alívio e a esperança que ele traz. Como diz no pôster, “todas as crianças são especiais”, mas nem todas recebem importância. Por isso, pais, filhos, irmãos, professores, todos devem assistir Taare Zameen Par

Mas separa aquele lenço de papel, porque a coisa vai ser forte...  


4 comentários:

  1. Tabby, fico muito feliz por ter tido uma reação tão boa a TZP. Ele me fez pensar nas crianças que eram invisíveis pra mim quando eu estava na escola, num colega ou outro que parecia ter alguma dificuldade maior e a escondia por trás de ironias ou qualquer outra coisa. Como disse o Nikumbh, é mais fácil falar "não quero" do que "não consigo". Esses dias citei essa frase num grupo de estudos e ainda dei a referência do filme :P

    O Aamir é sensível mesmo, você tem razão. Ele e o Darsheel me fizeram sentir Ishaan. Como você sabe, gosto de velha Bolly. Há vários atores muito queridos, mas poucos foram não só isto, mas também vistos como revolucionários. Acho que essa vai ser a diferença do Aamir para os outros Khans. Ele vai ter contribuído imensamente para transformações :)

    Sempre viajo quando venho comentar aqui...só tinha esse tipo de reação no Cinema Indiano, do Ibirá. Olha o que vocês me causam!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe! Por favor, Carolyne, viaje sempre com a Bolly Tabby Air lines! XD

    Esse filme é mesmo muito emocionante e faz pensar muito nessas crianças. Também me fez recordar da minha infância em alguns momentos. Preciso recomendar aos meus amigos que são professores, tenho certeza que vão adorar! Fico feliz que o Aamir contribua tanto não só com os filmes, mas o tal programa de televisão dele. Pessoas assim são muito necessárias nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  3. Tb adoro filme de professor! "Coach Carter" é ótimo, hehe. O Gabriel B. Nunes, digo, o Aamir Khan, deve mesmo ter arrasado pra ser colocado no mesmo patamar de professores mega clássicos. : ) E a pintura do menino ficou linda, vi a imagem no Google! XD

    ResponderExcluir
  4. Filme de professor é bom demais! Mas não recomendo que você assiste TZP sem uma preparação... ou você que chora com comercial de margarina, desidrata rapidinho... XD

    ResponderExcluir