quinta-feira, 7 de junho de 2012

Devdas


Oi pessoal!

Cá estamos nós mais uma vez com um filme do nosso divo Shahrukh Khan. Como eu vejo muitos filmes dele (e ele tem MUITOS MESMO), fica difícil não falarmos do Baadshah de Bollywood, né? Essa semana chegou a vez do filme Devdas, que talvez seja um dos mais conhecidos dele em terras ocidentais. Além de ter sido exibido no nosso querido canal Cinemax (devo a esse canal, hein), o filme também foi à Cannes. Segundo o nosso sempre atento Shahrukhkhan.org, Devdas foi um super hit na Índia. Então vamos começar, senta aí e pega o seu copo, que o mé é de graça!

 Entre duas gatas, ele fica com a marvada!

Bebe, digo, segue a sinopse:

“Devdas e Paro sempre se amaram, desde a infância. Quando Devdas vai para Londres estudar, Paro fica a sua espera, com uma chama acesa. O fogo dessa menina não apaga nem debaixo de chuva! Finalmente o tempo passa, Paro vira a Aishwarya Rai e Devdas volta o SRK. O amor dos dois não tem limites, mas tem inimigos. Os pais de Devdas não aprovam a união, já que Paro é de origem inferior. Mas como não basta machucar, tem que jogar sal na ferida, a mãe de Devdas humilha a mãe de Paro, que jura casar sua filha com alguém mais rico que Devdas. Dito e feito! Depois de Devdas dar um mole danado, Paro de casa e ele vai parar no fundo de uma garrafa, bebendo até cair. No meio dessa história toda temos a cortesã Chandramukhi, que cai de amores por Devdas, mas ele não é capaz de corresponder aos seus sentimentos.”

 Devdas, o milionário sedutor

Eu enrolei muito até assistir Devdas. Fugi do filme, na cara dura. Mas sabia que não poderia me dizer fã do divo máximo do blog sem assistir a um de seus mais conhecidos filmes. Cada vez que entrava no IMDB lá estava o pôster pra me lembrar. Dentro de mim eu sabia que não iria gostar, pois já conhecia a história e já tinha lido resenhas em outros blogs. Mas resolvi assistir e além de não gostar muito, várias coisas me revoltaram durante a sessão. Não posso negar que Devdas é um filme muito bem feito, com figurinos e cenários realmente lindos, além de músicas ótimas. No fim, tive a sensação que esse é um filme tipo exportação, como o clipe da Olimpíada do Rio. Tudo muito poético, bonito de ver, com todas as cores e características de Bollywood, aquele romance bem dramático, tudo na medida para se degustar a estética indiana de fazer cinema. Mas, sinceramente, existem muitos filmes que poderiam ocupar essa vaga e que são bem melhores.

 Aishwarya combinou com o SRK, mas ela combina até com um poste...

Como eu sou meio burra pra certas sutilezas, talvez eu não tenha entendido direito o filme e por isso não gostei. Sendo assim, deixo aqui 10 perguntas que não encontrei resposta. Quem souber, pode responder e quem sabe consegue mudar minha visão desse filme:

1 - Por que Devdas escreveu aquela carta para Paro? Essa é a questão que me torturou durante todo o resto do filme. Por que Devdas, por que? Se o fofo já tinha saído de casa, dado um chega pra lá no pai opressor, qual a razão de escrever aquelas mentiras para a moça? De partir o coração dela daquele jeito? Depois ele se arrepende, mas já é tarde. Perdeu, Devdas.

2 - A Chandramukhi era uma cortesã de luxo e fama lá do bairro boêmio, certo? Ela deveria ser experiente, não? Como uma mulher como ela, que parecia a mais centrada na zona que é esse filme, se apaixona depois de tomar uma trollada do Devdas? Desculpa, mas o cara vai lá dar lição de moral? Quem é esse pateta pra isso? Eu mandava catar coquinho! Mas a Chandrinha se apaixona... pode isso, Arnaldo?

3 - Adoro a Kiron Kher, mas ela precisava cantar e dançar feito uma louca na festa? Sério, eu fiquei com medo! Também não deixava meu filho divo casar com a filha dessa aloprada não! Volta pro mar, oferenda!

 Não basta ser linda e rica, tem que levar mané ao alcoolismo.

4 - A Aishwarya precisava estar tão linda? Eu já vi outros filmes com ela, mas linda como em Devdas, credo! Aí você até compreende que o personagem do SRK se afogue na cachaça! Bebe, fio da mãe, bebe mermo! 

 Mesmo pinguço e chorão, Devdas bate um bolão! #divo

5 - Como lidar com o Shahrukh vendendo charme, carisma, saúde, sensualidade e cabelo ryhko dentro de um personagem covarde e imbecil? Queridos, a Paro vai no quarto do sujeito, cheia de amor pra dar, disposta a tudo pra ficar com ele e o infeliz manda a moça passear? E pra completar o currículo de merda, ainda senta uma porrada na pobre no dia do casamento dela. A mãe vê e fala nada! Eu mandava chamar uns capangas saídos do filme Karan Arjun pra dar um pipoco nesse cara! Nem o AA dá um jeito nesse pulha!

 Madhuri Dixit sensualiza com seu visual rhyko! Chandrinha rulez!

6 - Gente, existe alguém que dance de forma mais graciosa que a Madhuri Dixit? Além de ter um sorriso absolutamente doce e ser linda, ela ainda consegue fazer uma dança tão mágica, quase hipnótica! Embora sua personagem seja mulher-de-malandro, gostei dela no filme.

7 - Alguém além de mim teve vontade de acelerar as cenas daquele amigo chato do Devdas? O de bigode (tenho mais o que fazer do que catar o nome do meigo no IMDB, né)? Aquelas poesias do infeliz eram de lascar! Amigo de bebum é naturalmente chato, mas esse abusou!

8 - Qual foi o crime da pobre Paro pra cair naquela família xexelenta? Aquele marido só podia jogar em outro time, pois dispensar uma esposa nova e linda feito a Aishwarya? Significa, hein! E aquela velha então? Ninguém merece aquele povo! A Paro só levou tinta nesse filme, coitada! O erro dela foi qual, gente? Ter dedo podre?

9 - Você não ficou com raiva de não mostrarem que fim levou a mãe bruxa, a cunhada víbora e o irmão imprestável do Devdas? O pai fez o favor de morrer e ainda na cara de pau pediu perdão à Paro (se fosse comigo mandava pedir perdão ao capeta). Mas e esse pessoal? Que foi feito deles? Detesto quando personagens que odeio somem e eu fico sem saber se eles se ferraram.

10 - No meio de números músicais lindos, cheios de cores e embalados com canções incríveis, a sua favorita ser Chalak Chalak (cantada pelo Udit Narayan, alguém que tem uma voz capaz de me deixar fora de mim) diz muito sobre a sua personalidade, não? E depois de ver SRK dançando Bairi Piya com a Pryanka Chopra no show Temptation de 2004, sinceramente, algo nessa música morreu em mim...

 Eu te batizo, em nome do wisky, do vinho e da cachaça!

O blog recomenda que você assista ao filme Devdas e tire suas próprias conclusões. É inegável que será uma experiência visual incrível, sem contar as músicas que são muito boas mesmo. O filme tem alguns momentos românticos bem bonitos, o que reforçou ainda mais a minha revolta com certas coisas. Se você também irá se revoltar ou não com a trama, tem que ver pra saber. Confesso que em alguns momentos tive vontade de dar aquele fast foward básico pra saber que fim ia levar Devdas, sua garrafa, Paro e Chandrinha. Agora fica a seu critério. Vais ou não tomar umas com o Devdas?  
   
  
 Segura... segura... eita nóis!

Eu chalako chalako sim, e tô vivendo...

 Adoro ver a Madhuri dançar! #lindeza

8 comentários:

  1. Eu detesto esse filme, essa história, tudo relacionado a Devdas. Ficam falando "Ah, a famosa história do anti-herói", mas ser anti-herói é areia demais pro caminhãozinho do Devdas. Sempre achei o personagem fraco, com atitudes que não se sustentam e um sofrimento que não me comove. Ele não é tão digno de pena e nem de raiva, fica num meio termo deprimente. Ok, raiva demais rolando aqui. É a hora.

    As meninas estão lindas mesmo, apesar de eu até hoje ter um certo pé atrás com a Aishwarya por causa desse filme. Foi um dos meus primeiros, estava louca para conhecê-la e odiei sua atuação com paixão. O SRK...então, deixa pra lá. E a Madhuri, sempre essa lindinha da nossa vida. Quando teve uma mostra na Caixa Cultural, fui ver no cinema com mamis e a Isa. A coisa é menos insuportável em tela grande, apesar de o Devdas não ser menos ridículo. Acredite ou não, Chalak Chalak também é meu favorito e era o que eu mais queria ver! Aaaah, se fechar os olhos ainda consigo sentir o meu coração acelerando quando estava naquela sala escura, a tela enorme estava à minha frente e vi a Madhuri aparecendo na escada, com aquele jeito lindo dela...era tudo o que eu mais queria ver.

    Tem coisas que gosto no filme. A trilha, por exemplo. Até hoje é a minha favorita, e olha que Bolly tem muita coisa boa para competir. E os clipes, como você disse. Mas é vazio demais. Uma vez descrevi para o Pedro (o maior Devdas lover deste país) como um monte de nada embrulhado num papel bonito.

    Se quiser ter sua alma lavada em relação à essa história, assista a Dev.D. Costuma fazer sucesso com quem não curte muito Devdas, confesso que meu coração é cheio de amor por Dev.D. e as liberdades que tomou com a história original.

    ResponderExcluir
  2. Puts... Devdas!
    Foi um dos primeiros 5 filmes da minha querida Bolly!
    Concordo com a analise de vcs duas, mas não tenho tanta raiva do filme assim, na verdade apesar dos pesares... ADORO

    Pq?!!! nem eu sei... mas de uma coisa é certa, se vc quiser "curtir" o filme, não se deixar levar pela razão, você tem que se deixar levar mais se levar pela emoção do que pelos "porques" e eu acho que foi exatamente isso que aconteceu comigo, como eu estava descobrindo essa coisa exótica e culturalmente (em todos os aspectos) que é o Cinema Indiano, eu não tinha visto filmes suficientes para avaliar se o filme era estranho ou não, e na primeira vez que assisti eu estava meio que hipnotizada pelo cenário (aqueles palácios e a decoração) e aqueles figurinos maravilhosos e as danças então?!? que me deixei viajar...

    Porém eu não conseguia entender, assim como a Tabby falou, que raios de inferioridade Paro tinha? De primeira eu não tava entendendo o que a mãe de Devdas queria dizer quando ela falava que a família de Paro era inferior... Caramba, e a mansão de Paro? (pra mim parecia maior que a de Devdas)e as roupas, joias?! Totalmente incoerente...
    Outra cena que li no post aqui, sobre Devdas batendo em Paro no dia do casamento, tipo meu que p**** é essa?! Juro que da primeira vez voltei o filme umas 3 vezes pra ver a cena denovo, não dava pra acreditar, ele que amarelou e ainda desconta nela?

    Eis que a gente percebe toda a metafora que é o filme, depois de bater com o colar na testa dela, ele aplica o sangue na testa dela, e no meu entender é como se ele estivesse aplicando sindoor nela, da mesma forma que é feito quando os indianos casam, ou seja como se ele estivesse casando com ela primeiro. Enfim, se vc olhar só para cena vc vai pensar... wtf?! mas é tudo muito simbolico e metaforico, e nao necessariamente lógico, uma arte abstrata...

    Por isso que digo, Devdas pra mim é uma peça teatral, me sinto em um teatro assistindo de camarote, esse deslumbre visual que é o filme! Não entra no meu top 10, mas eu adoro o filme, o considero um clássico!

    Ass:. Rebeca Rossi

    ResponderExcluir
  3. Olha só, pra começar vou logo dizendo...filme chatooooooo. Pronto, falei...precisa dizer mais alguma coisa???? Não posso escrever mais muita coisa porque sinceramente já faz um tempo que vi esse filme, então sobraram apenas lembranças, ou melhor, uns flash-backs de Devdas. E também não preciso escrever muito, porque a dona do blog já escreveu muito bem sobre o que eu penso e também minhas dúvidas são as mesmas. O que me restou foi um sentimento de filme melodramático que coloca qualquer novela mexicana no chinelo...lembro que passei o filme inteiro me questionando sobre o comportamento dos personagens do SRK e da Aish, e restaram um monte de porquês que não obtive resposta.....talvez o grande sucesso que ele acalçou se dá justamente por ser um drama com final infeliz. Enfim, não entendo muito de metáforas nem de complexidades existenciais, e sinceramente? Nem quero entender...o filme é bom? Sim. O filme é ruim? Sim. Basta agora que cada um veja e tire suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  4. Tabby

    você me fez amar Devdas ainda mais...agora, além da versão original, que, prá sua alegriaaaaaaaaaaa, foi eleita, pela Time Entertainment, um dos 10 melhores filmes do milênio (http://entertainment.time.com/2012/05/17/top-10-movies-of-the-millennium/slide/devdas/#devdas, tenho também a sua versão em quadrinhos. Diferente de Aman, que é um idiota metido a decidir a vida de todo mundo, Devdas é um idiota que resolve enfiar o pé na jaca quando percebe que não pode lutar contra seu maior inimigo: ele mesmo. É simples assim, tem gente que não sabe e não pode ser feliz, de maneira nenhuma, nem sorte nos negócios e nem sorte no amor. Devdas é assim. Mais humano impossível. Aquele tipo de pessoa que se apavora quando percebe que vai dar tudo certo, que enfim o sol vai voltar a brilhar, e ai resolve que não quer e não vai ser feliz e pronto. E decidido isso, nem a beleza e formosura de Aish e nem as dancinhas delicadas de Madhuri conseguem vencer a personalidade autodestrutiva do ser que resolve se acabar na bebida. Lindo!!! Fico emocionada com tanta insensatez e tanta idiotia. But, c'est la vie!! E nada nem ninguém consegue te vencer se você resolve se destruir e ser infeliz!!! E SRK deu um baile neste papel. E olha que eu assisti quando ainda não era nem um pingo da fã que sou hoje. Assisti com o olhar de quem assiste um filme do Val Kilmer (cotação Surinder - Damn). E apaixonei. Dos filmes que tocam a alma. A mãe interesseira, que vê as pessoas como um $, e não se preocupa com a felicidade do filho,e sim em manter a pose e o status social; a mãe amantíssima, que se torna uma bruxa e amaldiçoa quem vai contra a felicidade de sua filha - toda mãe normal tem um lado Queen Narissa, especialmente se mexem com seus lindinhos, no caso, lindona; a menina mais linda do mundo, apaixonada desde sempre pelo melhor amigo, e que não percebeu o quanto ele é fraco e auto destrutivo, e que, no fundo, mesmo que sem perceber, navega no mesmo mar de preconceitos que sua família adorada salve salve; e a prostituta apaixonada, que, vamos combinar, nem no Brasil, com mentes muito mais abertas para essas lides, seria correspondida, imagina na Índia de antanhos...enfim, dramalhão perfeito!!!

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha... adorei a história em quadrinhos! XD Eu me divirto muito visitando seu blog. Sim, eu não sou fã de Bollywood, mas respeito. Seus textos são ótimos e as historinhas são um show a parte. Não vejo "Devdas" nem morta. Pelo visto o personagem título é um inútil e eu não tenho paciência pra filmes assim. Parece-me impossível, mas será que teve gente que culpou a Paro pela desgraça de Devdas? Socorro...

    ResponderExcluir
  6. Nossa pessoal! O post ferveu com tantos cometários incríveis! Devdas realmente desperta variadas emoções em todos que assistem. Obrigada a todos que comentaram!

    ResponderExcluir
  7. A Rebeca Rossi falou (±) o que eu penso. Devdas é bom porque encaro a história como algo exagerado que transita entre o real e o fantasioso. Pra mim é obvio que o filme utiliza de forma brilhante os exageros. Ele praticamente joga na mossa cara tudo aquilo sem o menor interesse em fazer sentido ou ser compreendido e aceito por todos.... é a exploração das incoerências. É exatamente as contradições quase surreais dos personagens que me faz gostar do filme.

    Madhuri Dixit é muita deusa!! Sempre que a vejo dançar fico hipnotizada.

    Diferente do filme...Ô quadrinho coerente!! Amei!! kkkk ...

    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até ia defender o filme mas a Cida já disse muito do q eu penso e gosto sobre o filme. Amo o miserável do Devdas e essa historia tão triste.

      Lauanda

      Excluir